Como Criar um Blog e Ganhar Dinheiro com ele do Jeito Certo em 2022

Aprender como criar um blog corretamente é a melhor maneira de encurtar o tempo para ter retorno financeiro com esse tipo de negócio digital.

Com o avanço do marketing digital e as inúmeras formas de ganhar dinheiro na internet, muitas pessoas acham que o blog não é mais uma forma de negócio lucrativo.

Esse pensamento é um grande erro, pois a base de um negócio online sólido sempre será o blog com domínio próprio, por inúmeros fatores que você verá lendo esse artigo completo.

Desde quando o marketing digital começou a se consolidar que inúmeras pessoas começaram a empreender online.

No princípio tudo era bem mais difícil do que é hoje, não existia essa facilidade para criar blogs, pois eles eram feitos através de programação, principalmente HTML e linguagem para banco de dados.

Como esse tipo de serviço era bem caro e demorado, apenas as grandes empresas possuíam sites institucionais, geralmente uma página contando a história, e uma outra mostrando os produtos, com um telefone para contato.

Não havia a interatividade que temos hoje, onde as pessoas clicam e compram produtos através da internet, era tudo muito estático e sem graça.

Para ter um blog pessoal era preciso recorrer a serviços gratuitos como o blogger (blogspot) do Google (que existe até hoje), e não havia a variedade de construtores de sites como temos hoje.

Porém, com o passar do tempo e a necessidade de mais serviços, aos poucos foram surgindo plataformas para criação de blogs mais fáceis de usar.

No início os blogs eram mais como arquivos pessoais, gente que gostava de escrever e falar de seus assuntos preferidos, sem a pretensão de ganhar dinheiro com isso.

Mas, conforme foi ficando mais fácil criar blogs, logo começaram surgir os blogs corporativos, ou os que possuem um assunto específico, e que são criados para atrair/fidelizar públicos dentro de nichos de mercado distintos.

Hoje, a cada dia são criados milhares de blogs, e a maioria deles é de empreendedores digitais que estão começando um negócio online.

Primeiros passos fundamentais de como criar um blog de sucesso!

Quem faz curso de marketing digital normalmente aprende pelo passo a passo da criação de um blog, pois eles são tidos como base da estrutura principal para ganhar dinheiro na internet.

O mais interessante é que mesmo que você não vá criar conteúdo para um público é necessário ter um domínio e uma hospedagem, pois muitas estratégias de marketing requerem essa estrutura.

Assim o primeiro passo de como criar um blog é comprar um domínio.

Escolha o domínio para criar seu blog

Como criar um domínio web

Domínio é o que determinará a url do seu blog, ou seja, aquele link que quando clicado levará até o seu endereço na internet.

Existem muitos locais para compra de domínio, mas a Hostgator tem se destacado nesse mercado, pois oferece planos incríveis que conjugam o domínio e o serviço de hospedagem.

Assim, por um preço bem acessível você consegue adquirir o seu endereço na internet (domínio) e já contrata o serviço de hospedagem. Tem planos que você ganha um domínio grátis. (Acesse aqui a HostGator).

O pagamento do domínio é feito anualmente, e a hospedagem é paga por mês, por semestre, ou por ano, dependendo do plano que você escolher.

Para contratar seu domínio é preciso pesquisar para ver se ele está disponível, e isso, na própria Hostgator já tem como saber.

Uma novidade bem atual é que hoje, mesmo que o nome que você deseja não esteja disponível para uma extensão .com, ou .com.br, é possível adquirir com outras extensões.

Assim você pode ter um nome de blog com extensão .blog, .site, .top, .live, e muitas outras que poderá conferir quando entrar na Hostgator para comprar seu domínio.

O nome do domínio tem que ser referente ao assunto que você tratará no seu negócio.

Assim, se quer criar um blog para falar de marketing digital, é importante escolher um nome que tenha haver com esse universo, para acionar a coerência na mente do seu público.

Contrate o serviço de hospedagem

Hospedagem de site e blog wordpress Hostgator

O próximo passo dentro da rotina de como criar um blog é contratar o serviço de hospedagem.

Hospedagem é o espaço que seu blog ocupará dentro de um servidor, e onde seus arquivos ficarão armazenados para serem mostrados sempre que alguém visitar sua url.

Novamente, a HostGator possui os melhores planos, e dentro do plano M HostGator você consegue hospedar um número ilimitado de blogs simultaneamente.

Uma coisa bem importante sobre hospedagem é que, conforme o blog vai crescendo e recebendo maior número de visitas, poderá ser necessário fazer um upgrade do plano, para que não haja risco de lentidão, ou queda da página.

Assim, se você deseja criar um portal estilo G1, ou UOL, é interessante já contratar uma hospedagem dedicada para não ter problemas.

O bom de comprar o domínio e a hospedagem com a Hostgator é que você não precisa alterar/indicar o DNS que é o endereço de onde seus arquivos estão dentro da hospedagem, a própria plataforma faz automaticamente.

[Com desconto] acesse aqui a promoção da HostGator para você.

Para entender melhor esse conceito, pense em um prédio de apartamentos, onde o prédio é o servidor e cada apartamento é um blog.

Da mesma forma que cada apartamento tem um andar e um número, os blogs também precisam de identificação interna dentro do servidor.

Plataforma para criação do blog

Como criar um blog WordPress grátis

Agora que você já tem o domínio e ele já está propagado dentro da hospedagem é hora de instalar o WordPress.

WordPress é a plataforma mais utilizada para criação de blogs devido à facilidade de manuseio e também aos inúmeros recursos que disponibiliza.

Dentro do seu painel de controle na Hostgator você já consegue instalar o WordPress, que é gratuito.

Para fazer essa instalação, vá dentro do seu Painel de Cliente na HostGator, depois em cPanel, na aba “ferramenta” – clique em Softaculous Apps Instaler.

Você verá que o WordPress é o primeiro da lista, basta clicar nele para proceder a instalação.

Na próxima tela você terá que mostrar onde quer que seja feita a instalação, como o seu domínio já estará com a hospedagem indicada, ele deverá aparecer como opção.

Mais tarde, se você precisar criar subdomínios, bastará seguir o mesmo procedimento e indicar o nome dele para a instalação.

Após terminada a instalação, seu blog já estará pronto para receber conteúdo.

Tema/Template responsivo para blogs/sites

Tema para WordPress wolf wp

O próximo passo dentro da rotina de como criar um blog é instalar um tema, ou template responsivo, para que possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo.

Normalmente, o WordPress já coloca um tema padrão que fica dentro do repositório, e ele pode ser modificado sempre que você desejar.

O tema, também chamado de template, é a cara que seu blog terá para os leitores.

No próprio repositório do WordPress você encontrará milhares de temas gratuitos, basta ir vendo as demos para escolher um do seu gosto.

Também existem muitos temas pagos que são desenvolvidos para máxima conversão de leads e completamente focados em vendas e entrega de iscas digitais.

Aqui no meu blog/site www.rogerlessa.com — uso o melhor tema Premium que já testei nos últimos anos trabalhando no Marketing Digital, o Wolf WP (Conhecer o tema Wolf WP).

Mas, se você ainda não tem condições de comprar um tema, pode começar seu blog utilizando um dos temas gratuitos do WordPress, tranquilamente como o Astra ou o Sparkling.

Plugins que facilitam a vida no seu blog WordPress

Plugins WordPress para blog criar

Aprender como criar um blog fica bem mais fácil quando podemos contar com ajudantes para realizar algumas tarefas dentro do blog.

Um dos pontos fortes de usar o WordPress é justamente a existência de milhares de plugins que deixarão seu blog mais atrativo e funcional.

Os mais básicos e primordiais são o de compartilhamento nas redes sociais, mas se você o tema premium que uso, o Wolf WP, já vem incluído essa incrível funcionalidade.

  1. Wordfence Security — segurança contra hackers;
  2. Akismet — anti-spam no formulário de contato e nos comentários dos artigos;
  3. WP Fastest Cache — limpeza de cache;
  4. Contact Form 7 — não deixe de criar um formulário de contato, que também é ativado através deste plugin.
  5. Broken Link Checker — verifica se há algum link quebrado no seu blog wordpress.
  6. All 404 Redirect to Homepage — links errado do blog, são redirecionados para Home;
  7. Yoast SEO — otimização do SEO;
  8. Smush — compressão das imagens deixando o carregamento mais rápido;
  9. Pretty Links — cria links bonitos em vez de usar os links nativos de plataformas de afiliados.

Existem milhares de outros plugins, mas é importante instalar apenas os que forem realmente necessários para não deixar o blog pesado.

Páginas obrigatórias que todo blog deve ter

escritora trabalhando

Se você está criando um blog para promover produtos de afiliado, deverá ter 3 páginas obrigatórias dentro dele.

Página Sobre

É onde você mostrará para o público para que o blog foi criado e o que as pessoas poderão encontrar nele.

Página Termos de Uso

É onde você mostrará para o público como as informações do blog poderão ser usadas, com indicação de não fazer cópia sem previa autorização, nem de usar o conteúdo sem fazer a devida indicação de onde veio.

Página Política de Privacidade

Nessa página você precisa dizer como são usados os dados que são coletados dentro do blog, seja com isca digital, ou através de redirecionamento com links de afiliado.

Essa página é obrigatória para quem deseja ganhar dinheiro com o Google Adsense.

[Acesse aqui] O Gerador de Política de Privacidade e Termos de Uso automático.

Marketing de conteúdo – Criação de conteúdo para o blog

inbound marketing

De todas as estratégias de vendas e promoção de links de afiliado, o marketing de conteúdo tem se mostrado como a mais eficaz e que traz resultados recorrentes.

Ou seja, se você pretende vender produtos no blog, precisará criar bastante conteúdo para atrair e ajudar o público dentro do nicho de mercado.

Até mesmo na criação de conteúdo o WordPress ajuda, pois através do plugin SEO da Yoast, você consegue otimizar os artigos e deixá-los mais adequados para aparecerem na primeira página do Google.

Estar ranqueado na primeira página para algumas palavras chave relevantes dentro do nicho, trará visitantes orgânicos para o blog.

Essas pessoas são consideradas público aquecido, porque chegaram até o blog fazendo pesquisas sobre o assunto que ele trata.

Assim, esse público que é levado até seu blog através de buscas, é o público ideal para receber seu conteúdo e suas ofertas.

Dentro da estratégia de como criar um blog lucrativo, é importante fazer uma minuciosa pesquisa de palavras chave, e criar artigos utilizando esses termos.

Quanto mais artigos seu blog tiver, mais chance ele tem de ranquear na primeira página, principalmente se você criar um conteúdo relevante para as pessoas que visitam o blog.

Prefira criar artigos mais longos, com no mínimo 2.000 palavras, que se aprofundem nos assuntos, pois assim estará ajudando ainda mais seu público.

[Escrita Persuasiva] Quer aprender escrever artigos que vendem? Sim, eu quero, então confira neste eBook.

Como ganhar dinheiro com blog nos dias de hoje

Trabalhar pela internet

A maioria das pessoas hoje em dia quer saber como criar um blog para ter uma renda segura na internet.

Como falei lá em cima, o blog, ou o domínio, é a base de qualquer negócio online, porque sem isso você não consegue nem hospedar uma isca digital para criar sua lista de e-mail.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com blog, veja algumas delas:

Google Adsense

É o programa de afiliados do Google que “aluga” espaços dentro de blogs parceiros para mostrar anúncios de seus clientes.

Assim, uma empresa coloca um anúncio no Google Ads, e o Google se encarrega de descobrir os melhores locais para veicular essa propaganda.

Como pagamento aos donos de blog parceiros, o Google paga alguns centavos de dólar de acordo com o espaço e anúncio veiculado.

Conforme as visitas do blog vão aumentando, mais dinheiro você é capaz de ganhar com esse programa, pois o pagamento é feito por CPC (custo por clique).

Ou seja, cada vez que alguém clicar em um desses anúncios você ganhará um valor estipulado pelo contratante do Google.

Banners

Se você trabalha como afiliado, uma boa forma de ganhar dinheiro com seu blog é colocando banners dos produtos na sidebar (barra lateral).

Mesmo que os produtores não forneçam esses banners, você mesmo pode cria-los utilizando o software online gratuito Canva e colocando seu link de afiliado como direcionamento da imagem.

Artigos de Conversão

Dentro da estratégia de como criar um blog para ganhar dinheiro na internet, existe a criação de artigos de conversão.

Como o próprio nome diz, tratam-se de textos focados em conversão que são elaborados através da técnica de redação chamada copywriting.

Com esse tipo de redação você acionará gatilhos mentais na cabeça dos leitores, que passarão a entender que aquela oferta é tudo que eles precisam na vida.

Escolha sempre produtos que tenham a ver com seu nicho de mercado, e que realmente sejam úteis para o público.

Lista de e-mail

Email marketing LeadLovers

Não deixe de ter uma isca digital para fazer uma captura de e-mails dentro do blog.

Essa é uma forma de criar um contato mais estreito com seus leitores e de poder entregar conteúdo e fazer ofertas diretamente no e-mail deles.

Tráfego para página de captura e vendas

A maioria dos temas de blog, hoje em dia, já possuem um campo bem visível para fazer essa captura, escolha um que possua essa função, como o Wolf WP (veja aqui).

Com uma lista bem engajada e com número razoável de assinantes, é possível fazer vendas diretas com uma sequência de e-mails (funil de vendas).

A ferramenta de e-mail marketing que uso e recomendo é a LeadLovers, com ela, também é possível criar algumas landing pages. (Conhecer LeadLovers).

Marketing de afiliados

Como funciona o Marketing de Afiliados

Considerações finais sobre como criar um blog

Em suma, seguindo o passo a passo acima você conseguirá criar um blog através do WordPress e utilizá-lo para atrair pessoas interessadas na sua oferta.

É importante lembrar que ganhar dinheiro na internet através apenas do blog, pode demorar um pouco mais do que fazer anúncios pagos, por exemplo.

Porém, o blog ainda é a forma mais eficaz para fazer as famosas vendas em “piloto automático”, já que, depois de publicado, seu conteúdo nunca sairá do ar (basta pagar a hospedagem e renovar o domínio todo ano).

O mais importante é não desistir, e sempre procurar ajudar as pessoas com seus artigos, garantindo assim visitas recorrentes no blog.

Desejo que esse artigo sirva como um guia seguro para quem quer aprender como criar um blog do jeito certo, e que possa ser uma forma a mais para ganhar dinheiro na internet.

“Não importa qual é a sua primeira ação nas mídias sociais, eu começaria por um blog.”

Chris Brogan

Tags: | | | | |

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

Entre no meu grupo VIP do Telegram Pra Baixar Este Livro Digital

BAIXE AQUI* Abra o link pelo o seu celular!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Telegram