O Que é Email Marketing, Como Usar e 9 Plataformas para Escolher

Usar email marketing em seu negócio, seja ele qual for, é a melhor maneira de manter contato estreito com seu público/clientes.

Mesmo que você seja artesão(ã) e tenha um pequeno negócio, poder enviar mensagens diretamente para o e-mail de seus clientes é muito efetivo para fazer vendas instantâneas.

Em um mundo globalizado e com grande número de concorrentes, oferecer conteúdo diferenciado para um grupo VIP é um diferencial para qualquer negócio.

O que é email marketing?

Como o próprio nome diz, trata-se de marketing feito através do email.

Esse tipo de propaganda costuma ser mais efetiva, porque é entregue diretamente no endereço de e-mail das pessoas.

Entenda-se bem aqui que você não vai fazer spam, mas sim criar sua lista de contatos de forma correta, assim as pessoas não ficarão insatisfeitas com suas mensagens, pois já estarão esperando por elas.

Como criar sua lista de contatos para email marketing

Tráfego para página de captura e vendas

Antes de falar de ferramentas de automação é preciso saber como começar sua lista corretamente, porque ela será um ativo muito poderoso conforme seu negócio for crescendo.

Veja abaixo um passo a passo básico para criar sua primeira lista de e-mails.

1 – Isca Digital

É a recompensa gratuita que você oferecerá para que as pessoas coloquem o email delas, no seu formulário.

Essa isca digital pode ser um eBook, um mini curso em vídeo, um vídeo onde você passa informações relevantes, um podcast, qualquer coisa relacionada ao seu nicho de mercado e que desperte o interesse do público.

Para que as pessoas tenham vontade de baixar seu material, é preciso que ele resolva algum tipo de problema, ou ajude seu público de alguma forma.

Por exemplo, no nicho de emagrecimento, você pode criar um eBook contendo 20 receitas low carb, ou receitas de sucos detox, coisas que as pessoas queiram conhecer para emagrecer mais depressa.

E assim deverá ser em qualquer nicho. Encontre uma dor, resolva ela parcialmente com sua isca, e traga esse público para sua ferramenta de automação.

2 – Landing Page

Normalmente, o público se conecta com sua isca através de uma landing page, que são páginas específicas para esse fim.

Existem plugins wordpress que criam landing pages, por exemplo, o plugin Elementor.

Também alguns temas de blog possuem essa funcionalidade, como este do meu blog, o Wolf WP.

Algumas ferramentas de email marketing possuem também a funcionalidade de criar essas páginas, por exemplo, a LeadLovers.

O que realmente importa é que sua página tenha uma imagem bem atraente, e que você explique em poucas palavras os benefícios que as pessoas terão com sua isca digital.

Você também pode usar outros locais para mostrar sua isca digital como locais específicos no blog, uma automação na página do Facebook, e outras redes que você use para promover seu negócio.

Quer ver um exemplo da minha estrutura? Veja clicando no banner abaixo:

3 – Ferramenta de email marketing

A ferramenta de email marketing é o local que armazenará os e-mails dos seus contatos e por onde você se comunicará com essas pessoas.

Existem várias plataformas de automação com funcionalidades diferentes, e mais abaixo no texto eu mostrarei algumas.

Algumas coisas que você precisa avaliar antes de escolher uma plataforma é a taxa de entrega das mensagens e se possui função de automação (alguns planos gratuitos não oferecem).

Para quem tem pouco dinheiro para investir é importante ver também o valor mensal, que aumenta conforme aumentam o número de contatos (e-mails armazenados).

Se você precisa enviar muitas mensagens por mês para seus contatos, também é bom verificar na plataforma, pois a maioria possui limitação de envios conforme os planos.

Uma coisa ruim dessas plataformas é que a maioria delas é americana, por isso os valores cobrados são em dólar.

Existem algumas opções nacionais e mais abaixo do texto você poderá ver quais são.

4 – Automação de mensagens

Sem dúvida, essa é a funcionalidade mais importante para quem deseja trabalhar com e-mail marketing.

É através dessa função que você cria uma sequência de e-mails, também chamada de funil de vendas, e entrega para o público gradativamente.

Assim, você pode criar automações para qualquer assunto que desejar, inclusive entregar um mini curso por e-mail para engajar mais o público.

Preste bem atenção, quando for avaliar as plataformas para escolher, se a que você deseja oferece a função de automação no plano gratuito.

Se não oferecer, você precisará criar mensagens no chamado “broadcast” que é a criação de uma mensagem única para uma lista.

Aí será necessário criar vários “broadcasts” com seu funil e programa-los manualmente, o que pode dar bastante trabalho.

Por que não podemos enviar e-mails em massa de nosso provedor, como o gmail, por exemplo?

Porque existem protocolos na internet e dentro das plataformas que caracterizam um envio, para um grande número de pessoas, como spam.

Assim, sua mensagem nem chegaria perto da caixa de entrada do seu prospecto.

5 – Engajamento

Sabe aqueles gurus da internet que falam que vendem milhares de reais com um único e-mail para a lista?

O engajamento é um dos fatores que levam a provocar esse tipo de reação no público.

Não adianta você ter uma lista de email marketing com milhares de pessoas e não se comunicar, não entregar nenhum conteúdo, não ajudar esse público.

Quando você enviar uma oferta ela será ignorada.

É importante saber que uma lista pequena engajada, pode ser muito mais lucrativa que uma lista enorme sem engajamento.

Para analisar se o público está gostando das suas mensagens, utilize os relatórios da plataforma e veja a taxa de abertura, e a taxa de cliques.

Quanto mais altos forem esses números, mais demonstrará que as pessoas gostam das suas mensagens.

6 – Análise das métricas

Sempre analise os números das suas campanhas de e-mail marketing.

É através desses números que você saberá quais são os conteúdos com maior número de abertura e cliques, quais os que não foram abertos, e muito mais.

Utilizar esses dados para otimizar as campanhas é a melhor maneira de tirar um bom proveito da lista, seja em vendas, ou em fidelização de leads.

9 Ferramentas de email marketing para você conhecer

Como criar um blog e ganhar dinheiro

Agora que você já sabe os passos básicos para criar uma lista de e-mails, precisa conhecer algumas plataformas de automação para escolher a que achar mais conveniente.

Lembre-se que cada um tem sua interface, mas no geral, todas oferecem as mesmas funcionalidades básicas.

1 – Nitronews

Nitronews é a primeira plataforma de automação com funcionalidade totalmente gratuita no Brasil.

Está no mercado desde 2006, e possui interface fácil de manejar, além de possuir suporte especializado para seus usuários.

O plano gratuito permite ter até 2000 contatos e até 10.000 envios por mês.

Um diferencial dessa ferramenta é que ela faz um ranking para os contatos, e uma limpeza automática para quem não interagir com suas mensagens.

Com isso, você ficará sempre com uma lista limpa e responsiva de pessoas que realmente abrem e clicam nas suas publicações.

Conheça a ferramenta de email marketing Nitronews aqui.

2 – Mailchimp

Para quem está começando no marketing digital essa é a ferramenta de e-mail marketing gratuita, mais utilizada e funcional.

O plano gratuito da Mailchimp Brasil permite ter até 2000 contatos e envio de até 12 mil mensagens por mês.

Até bem pouco tempo atrás não possuía automação no plano gratuito, mas agora essa funcionalidade já está disponível, além de poder criar uma landing page diretamente na plataforma.

Possui inúmeros templates para criação dos e-mails, permitindo que se personalize as mensagens livremente, inclusive incluindo logotipos e imagens.

Conheça a ferramenta de email marketing Mailchimp aqui.

3 – E-goi

Email marketing E-goi

É uma plataforma de e-mail marketing que possui atendimento com até 5 idiomas, incluindo português.

Além dessa facilidade, possui um sistema de manutenção muito fácil e intuitivo para criar campanhas.

Dentro do E-goi você consegue criar formulários, landing pages e ainda conectar com plataformas de e-commerce seguindo o comprador para remarketing e fazendo recuperação do carrinho.

Além do marketing pelo e-mail você também pode fazer campanhas de SMS ficando ainda mais perto dos seus prospectos.

Os planos de assinatura são bem acessíveis, e para quem manda poucos e-mails pode até contratar pagando por mensagem enviada.

Conheça a ferramenta de email marketing E-goi aqui.

4 – Leadlovers

Email marketing LeadLovers

Atualmente é a plataforma de automação de e-mail marketing mais utilizado pelos profissionais do marketing digital e mercado de afiliados.

É totalmente brasileira e possui muitas funções que permitem criar campanhas direcionadas para diversos grupos de inscritos.

Ou seja, dentro da Leadlovers você pode segmentar seu público e criar novos públicos, criando conteúdo personalizado e que traz engajamento.

Usuários mais avançados conseguem importar sites inteiros para dentro da plataforma, criando automação elevada para seus negócios.

Não possui plano gratuito, mas a partir do plano básico o usuário tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma.

Eu uso a Leadlovers e gosto muito, faço praticamente toda minha automatização de marketing com esta incrível ferramenta.

Conheça a ferramenta de email marketing da LeadLovers aqui.

5 – Aweber

Muito semelhante ao Mailchimp, essa plataforma de email marketing da Aweber é uma das mais utilizadas pelos empreendedores americanos.

De fácil manuseio, permite criar formulários, e e-mails a partir de templates já disponibilizados na plataforma.

Como a LeadLovers aqui você também consegue segmentar suas listas e criar conteúdo específico para o gosto de cada grupo de inscritos.

É possível testar ela gratuitamente durante 30 dias, e depois começa a correr o plano básico, com os valores aumentando de acordo com o número de contatos.

Conheça a ferramenta de email marketing da Aweber aqui.

6 – BombBomb

O principal diferencial dessa plataforma de automação é que oferece uma perspectiva de propaganda diferente.

Aqui é possível criar campanhas utilizando vídeos para se comunicar com os clientes/leads, permitindo que eles respondam nessas publicações.

Através de pesquisas feitas dentro da plataforma da BombBomb, a taxa de resposta (abertura) com os vídeos são perto de 81%, muito mais do que se consegue com email mkt (perto de 15%).

É possível testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias, mas não há um plano gratuito funcional.

Conheça a ferramenta de email marketing da BombBomb aqui.

7 – Mailigen

Assim como a BombBomb possui um diferencial que vai além do e-mail, ela permite enviar campanhas de contato através de SMS.

Partindo do princípio que as pessoas utilizam o e-mail e o celular simultaneamente, essa é uma combinação de marketing muito poderosa.

Da mesma forma que outras plataformas de automação de e-mail marketing, a Mailigen possui as mesmas funcionalidades, e oferece todas elas para criação de campanhas para o celular.

Dá para testar gratuitamente por 30 dias (sem precisar informar cartão de crédito) e o valor para até 500 contatos é USD 10 (Dez dólares).

Conheça a ferramenta de email marketing da Mailigen aqui.

8 – Get Response

Conhecida no mercado como “o marketing por e-mail mais fácil do mundo”, essa plataforma de e-mail marketing possui um dos editores mais eficientes do mercado.

Com ela é possível criar mensagens personalizadas, além de landing pages de tirar o fôlego e atrair muitos leads.

Não existe um plano gratuito, mas você pode começar adequando sua assinatura ao número de inscritos que possui.

Conheça a ferramenta de email marketing da Get Response aqui.

9 – Convertkit

Devido a facilidade no uso e suas funcionalidades extensas, essa plataforma de automação de e-mail marketing já é uma das mais utilizadas pelos profissionais de marketing digital.

Com ela você consegue criar formulários para captar contatos utilizando modelos que estão prontos e que só precisa personalizar com suas informações.

Ela possui um grande número de formatos que podem ser publicados de várias maneiras, inclusive dentro de blogs e páginas de ofertas.

Você poderá movimentar os assinantes das suas listas livremente, e enviar mensagens de acordo com suas preferências e necessidades.

Conheça a ferramenta de email marketing da Convertkit aqui.

Dúvidas comuns sobre email marketing respondidas

Como fazer um email de marketing?

Você deve criar uma lista de contatos seguindo os seguintes passos: crie e ofereça uma isca digital, crie uma landing page, configure sua ferramenta de email marketing, com a automação de mensagens, tenha consistência e crie engajamento com seus leads, por fim analise suas métricas.

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?

De todas as que já testei, a melhor é a LeadLovers, tendo o melhor suporte, é em português, você pode criar landing pages nela e a automação é incrível.

Para que serve o e-mail marketing?

Para nutrir potenciais clientes com conteúdos de valor, criando engajamento e assim, fazendo vendas recorrentes através do tempo.

Considerações finais sobre email marketing

Como funciona o funil de vendas

Bom, você viu que existem muitas plataformas de automação (essas são apenas algumas), e cada uma delas possui suas particularidades.

Uma coisa que poucas pessoas falam é que, para quem está começando, é possível começar com um plano gratuito.

Como a maioria das ferramentas é cobrada em dólar, faça uma análise de investimento e só contrate se tiver certeza de poder arcar com o custo.

Falo isso, porque as vezes vamos no embalo do que vemos nos cursos, ou ouvimos de outras pessoas, e depois não conseguimos dar continuidade e isso pode ser ruim para um negócio no começo.

Eu já testei várias ferramentas de emails MKT, e a que mais gostei, tendo o melhor custo-benefício, além de um excelente suporte, é a LeadLovers – que é a que uso na minha estrutura do meu negócio online. Se você quiser conhecê-la, veja aqui.

Quando começar a montar sua lista lembre-se de oferecer conteúdo relevante, pois assim as pessoas criarão confiança e sempre abrirão seus e-mails.

Olhe sempre a taxa de abertura para saber se o conteúdo que está oferecendo está mesmo interessando o público.

Sempre faça limpeza de inscritos, e elimine as pessoas que não abrem mensagens, nem clicam nos links do e-mail.

Fazendo isso você ficará apenas com pessoas que estão mesmo interessadas na sua oferta, e não pagará por leads que não dão retorno.

Como os planos das plataformas aumentam conforme o número de contatos, manter uma lista enxuta também será uma maneira de economizar no investimento.

Faça uma campanha de e-mail marketing inteligente para ter chance de contar com um público engajado quando precisar fazer uma oferta direta.

Desejo que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre e-mail marketing e que possa começar sua lista de e-mails de forma correta.

“Escreva sobre os problemas/soluções.”

Laura Fitton
eBook gatilhos mentais para vendas

Tags: | | | | |

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

Entre no meu grupo VIP do Telegram Pra Baixar Este Livro Digital

BAIXE AQUI* Abra o link pelo o seu celular!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Telegram