O Que é Marketing Digital e 7 Passos para Ganhar Dinheiro Online em 2022

O marketing digital causou uma verdadeira mudança no comportamento dos consumidores.

Com isso, qualquer pessoa que venda produtos, ou serviços, precisa saber sobre ele e também como aplicar estratégias que sejam eficientes em seus negócios.

“A propaganda é a alma do negócio!”.

Principal ditado de quem trabalha com comércio.

Acredito que isso é a mais pura e clara verdade.

Mas, talvez hoje possamos melhorar esse ditado e dizer que:

“A melhor propaganda é que vende mais!”.

Assim, não adianta apenas divulgar um produto, ou serviço, é necessário fazer a propaganda corretamente.

Em um mercado com milhares de concorrentes dentro de cada nicho, um produto bom pode perder vendas para um ruim, dependendo da propaganda.

É por isso que hoje, dentro do mercado de afiliados, todos precisam entender o que é marketing digital e como ele funciona, e como utilizá-lo da forma mais efetiva, para diminuir custo e investimento.

O que é Marketing digital?

Partindo para um conceito simples de o que é marketing digital, é o conjunto de ações realizadas por uma pessoa, ou empresa, através da internet, afim de alavancar vendas, ou criar autoridade para a marca (branding).

Como o próprio nome diz, esse tipo de propaganda é feito apenas pelo marketing online, ou seja, a internet, dispensando:

  • A impressão de panfletos;
  • Ou colocação de anúncios em revistas e jornais de pouca circulação.

A base de qualquer propaganda é o público final, também chamado de:

  • Avatar;
  • Público alvo;
  • Persona;
  • Buyer persona.

Marketing digital o que é e faz um marketing efetivo, é conhecer esse / seu público como a palma da mão, ou as chances de conexão serão mínimas.

Para uma boa propaganda ter efeito decisivo na mente do público ela precisa conter elementos que disparem gatilhos mentais de satisfação.

Isso implica que os profissionais de hoje precisam saber muito mais que se comunicar, ou seja, eles precisam saber “entrar na cabeça” dos clientes com estratégias específicas do chamado copywriting.

O Inbound Marketing como base da propaganda

Inbound marketing como base da propaganda

Se você lê sobre marketing digital já deve ter ouvido a expressão “inbound marketing”.

Também chamado de marketing de atração, muda completamente a maneira como produtos e serviços são oferecidos ao público final.

Além de ser um outro nível na forma de como ganhar dinheiro na internet através do inboud marketing.

Há alguns anos, os comerciais na televisão eram a melhor forma de mostrar produtos para as pessoas.

Só que esse tipo de propaganda não era agradável, pois cortava os programas favoritos várias vezes.

E, também não era uma maneira efetiva de propaganda, já que as pessoas usavam o horário do “comercial” para fazerem outras coisas, como ir ao banheiro, ou preparar um lanche.

Assim, as empresas gastavam muito dinheiro de propaganda e não tinham retorno satisfatório.

Mas, você consegue perceber outra diferença nessa pequena explicação?

Não era apenas o fato de gastar muito dinheiro, mas também o fato de mostrar uma propaganda para um público que não se tinha certeza se teria interesse no produto.

Veja, os comerciais eram gravados e veiculados no “horário nobre” das principais emissoras.

Nesse horário toda a família poderia estar na frente do aparelho, mas será que todos eles se interessariam pelos produtos das propagandas?

Esse tipo de marketing é conhecido como “outbound marketing” ou marketing de intromissão, e hoje em dia quase não é praticado.

Dentro desse quadro, o que o marketing digital mudou na forma de fazer propaganda?

Atualmente quando você está navegando na internet consegue fechar as janelas de propaganda dentro de um blog, ou “pular anúncios” quando está no YouTube.

Ou seja, hoje o público consegue escolher qual propaganda ele quer assistir, ou não.

Com isso, os anunciantes precisam ser muito criativos para criar peças de marketing que chamem a atenção do público, sem enganá-lo.

Sem dúvida a única maneira de atrair público hoje em dia, é a criação de anúncios que sejam relevantes para as pessoas, que mexam com a cabeça delas de forma positiva.

As maneiras mais comuns de praticar o marketing de atração são através de:

  • Postagens em blogs;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • eBooks, etc.

Estudar o público no marketing digital é fundamental

Estudo publico alvo persona marketing digital

Lembra que falei lá em cima que o público é a base da propaganda dos dias de hoje?

Se você já trabalha como afiliado e fez um curso de marketing digital, com certeza passou pela aula de “estudo e criação do avatar / persona”, certo?

E, deve ter entendido que quando se sabe quem é o público é muito mais fácil para produzir conteúdo e até criar anúncios que sejam interessantes.

Agora, imagine ter que apresentar um produto físico, ou infoproduto da Ticto, ou serviço, para pessoas que você nem tem certeza se têm interesse por isso?

É justamente por causa disso, que hoje existem técnicas e estratégias para aprender a criar engajamento com o público.

Esse engajamento pode ser traduzido na maneira das pessoas receberem seu marketing e gostarem dele a ponto de mostra-lo para mais pessoas.

E, nós fazemos isso todos os dias quando damos “like” em um vídeo, ou compartilhamos a postagem de um blog.

Veja, o marketing de atração é justamente essa maneira de criar postagens que agradam, e conteúdo relevante para ajudar o público existente dentro de cada nicho de mercado.

Se você conhece o público consegue utilizar uma linguagem que ele reconhece e aceita como verdadeira.

Quando isso ocorre, as pessoas passam a considerar seu marketing como autoridade, e será muito mais fácil vender produtos para elas.

Assim, a primeira coisa que você precisa fazer dentro de seu negócio digital é estudar o público e tudo que ele espera do produto que estiver promovendo.

Como todo guru do marketing digital diz:

“O afiliado não é um vendedor, é um solucionador de problemas.”

Assim, quando precisar promover um novo produto, lembre-se de fazer um estudo completo das pessoas que se interessam por ele.

Marketing de conteúdo, a melhor estratégia de Marketing digital

Marketing de conteúdo melhor estratégia de marketing digital

Para quem trabalha promovendo produtos como afiliado, é importante conhecer a melhor estratégia de marketing digital que existe, o marketing de conteúdo.

Como o próprio nome diz, trata-se de entregar conteúdo de valor para o público, afim de criar autoridade e reciprocidade nas pessoas.

Mas, o que é esse conteúdo que tanta gente fala?

O conteúdo relevante é aquele que ensina, informa e ajuda o público a resolver seus problemas, ou tirar dúvidas sobre determinados assuntos.

Veja, você precisa muito encontrar uma solução para a infestação de formigas na sua casa.

Então entra no Google e pesquisa: ‘infestação de formigas’.

Pesquisa Google infestação de formigas.

Os resultados que aparecem você clica de um por um até encontrar um texto, ou um vídeo que tenha alguma informação efetiva sobre como acabar com as formigas.

Se você gostar do conteúdo, com certeza dará um like e acabará compartilhando para que mais pessoas com esse problema conheçam a solução.

Normalmente em artigos, ou vídeos assim, que ensinam coisas, existe muito engajamento, ou seja, um grande número de likes, comentários e compartilhamentos.

Mas, mais do que isso, o engajamento é quando o público está conectado com o que você posta, e fica esperando novas informações.

Esse é o começo da criação de autoridade, que é, sem dúvida, a melhor maneira de vender como afiliado.

Dentro do mkt digital a criação de autoridade é feita através do uso de gatilhos mentais que levam o público até a oferta final de forma prazerosa, sem intromissão de anúncios indesejados.

Isso é tão importante existe até um termo para os anúncios que parecem postagens nas redes sociais.

São chamados de native ads, ou anúncios nativos, e são criados de maneira que o público não perceba que está diante de uma propaganda.

Agora tem uma coisa muito interessante sobre isso tudo.

A nova maneira do público se comportar dentro da jornada de compra, é justamente ocasionada pelas práticas do inbound marketing.

Ou seja, quando as pessoas entram em contato com blogs e vídeos que passam informações valiosas gratuitamente, elas não querem mais saber de assistir anúncios que são apenas oferta pura e simples.

A própria estratégia de isca digital utilizada para captação de leads é uma forma de marketing de conteúdo, que deixa o público informado e com desejo de querer saber ainda mais.

Por isso, dentro do marketing digital quanto mais conteúdo de valor você produzir, mais seu negócio terá sucesso, tanto financeiro como em autoridade.

7 Passos para usar o marketing de conteúdo corretamente em seu negócio

Agora que você já entendeu como o marketing de conteúdo é importante para alavancar seu negócio, é hora de aprender os passos principais para praticar essa estratégia, direito. Vamos lá?

1). Estudo do público

Estudar público alvo no marketing digital avatar persona

Falei bastante sobre isso lá em cima, e sem dúvida, esse é o primeiro passo para criar conteúdo relevante para as pessoas.

Aqui você não deve saber apenas a idade, gênero e localização das pessoas, precisa entender suas dores e desejos dentro do nicho de mercado escolhido.

Portanto, lembre-se sempre, quanto mais perto da linguagem que eles conhecem você estiver, mais essas pessoas te reconhecerão como uma delas, e criarão confiança em seu conteúdo.

Se você não tem um infoproduto seu, e quer começar como afiliado, então tenho uma boa dica para escolher os melhores infoprodutos para vender.

Por exemplo, os melhores infoprodutos, são aqueles que além de ter uma boa página de vendas persuasiva, o produtor fornece para o afiliado, um arquivo do avatar do seu produto e muito outros materiais, fazendo que você economize tempo na hora de começar a divulgar o produto.

Portanto, se você quer seguir um passo a passo garantido, confira o FNO!

2). Escolha das palavras-chave

Escolha palavras-chave que vendem no Marketing Digital

Não adianta produzir artigos de blog fantásticos se eles não estiverem otimizados para uma palavra-chave principal.

As palavras chave são a maneira como as pessoas fazem buscas quando desejam encontrar uma informação.

Para saber quais as palavras mais relevantes do seu nicho, utilize ferramentas de palavra-chave como Ubersuggest, ou Answer the public.

As duas ferramentas tem opções pagas, entretanto, você pode utilizar a opções gratuitas que irá te ajudar com seus projetos perfeitamente.

Essas ferramentas utilizam os parâmetros do Google como referência para suas respostas.

Assim, você terá em mãos as principais maneiras que o público busca informações dentro do seu nicho, e deverá utilizar essas expressões no seu conteúdo.

3). SEO

SEO fundamental para trabalhar na internet

Sem dúvida a melhor estratégia de marketing digital para quem deseja trabalhar apenas com tráfego orgânico é o SEO.

SEO é a sigla de Search Engine Optmization, ou Otimização para mecanismos de busca, e sua prática precisa obedecer aos critérios de ranqueamento do Google.

Quando alguém faz uma pesquisa, os resultados são classificados de acordo com parâmetros que o Google considera relevantes para colocar um artigo em primeiro, ou em último lugar.

Essas regras são conhecidas do público, e quanto mais seu conteúdo obedecer a essas regras mais chances você terá de aparecer para mais pessoas.

Assim, as palavras chave precisam estar colocadas dentro de um contexto de informação e não apenas dispostas para forçar um ranqueamento.

Estudar SEO é fundamental para quem deseja trabalhar na internet.

4). Copywriting

Copywriting estratégia que dispara gatilhos mentais no público alvo

Esse termo designa uma maneira específica de escrita, que utiliza expressões específicas que disparam gatilhos mentais na cabeça do público.

A prática de copywriting é designada como escrita de vendas, mas dentro do marketing de conteúdo ela aparece de forma sutil, no que alguns especialistas chamam de “vender sem vender”.

É importante que dentro de uma copy, seja artigo de blog, ou página de vendas, não existam elementos explícitos de oferta.

Ou seja, o público que está consumindo a informação não deve perceber que será colocado diante de um produto.

A hora que essa oferta é feita, dentro do conteúdo, ela será apenas para elencar as qualidades do produto e mostrar às pessoas que ele é essencial para a vida delas.

Todo afiliado precisa ter conhecimento de copywriting, para produzir conteúdo e até para saber fazer headlines chamativas em anúncios e postagens das redes sociais.

eBook gatilhos mentais para vendas

5). Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras

Já tem o velho ditado que diz que:

“Uma imagem vale mais que mil palavras.”

E isso é mesmo verdade, pois nossa mente entende melhor com ilustrações do que com texto puro.

Assim, sempre produza imagens de qualidade para seus artigos de blog, e também escolha imagens chamativas para seus anúncios e divulgação.

Às vezes uma pessoa é atraída para um texto, ou um vídeo, apenas pela imagem que está na frente, ou na capa.

Dentro do marketing digital existem estudos falando das cores dentro das imagens e como elas “mexem” com a cabeça das pessoas, passando sensações e insinuando emoções.

Existem muitos bancos de imagens gratuitos para que você sempre tenha uma boa ilustração no conteúdo do seu negócio digital.

Uso muito o CANVA, tem a versão paga e gratuita, usei a versão gratuita por muito tempo e recomendo! (Conhecer ferramenta CANVA).

6). Divulgação

Redes sociais para ganhar dinheiro na internet

Claro que você precisa divulgar seu conteúdo, e para que ele alcance o maior número de pessoas, não deve economizar tempo criando postagens nas redes sociais.

Utilize recursos de copy, SEO e imagens por exemplo, para escrever posts que criem engajamento e façam com que o próprio público os compartilhe, aumentando o alcance.

Sempre que postar um novo artigo no blog, ou um novo vídeo, é fundamental informar o público nas outras redes sociais.

[Novidade] aprenda agora como criar um blog!

7). Análise

Marketing digital funciona replicando estratégias que dão certo

Marketing de conteúdo só funciona se você fizer uma análise e replicar o que está dando certo.

Então, sempre fique de olho nos seus artigos mais visitados, nos seus vídeos mais assistidos e nos posts mais curtidos e compartilhados.

Esses são sinais do que o público está gostando e do que não.

Por exemplo, procure sempre focar nos assuntos que trazem mais comentários, evitando assuntos polêmicos, ou que criem uma imagem negativa.

Portanto, faça sempre pesquisas para trazer conteúdo atualizado e não deixe de responder perguntas e comentários em suas postagens.


Post poderoso! 15 opções para ganhar renda extra e sair do sufoco financeiro ainda este ano.


As pessoas também perguntam sobre marketing digital


O que é e como funciona o marketing digital?

É o conjunto de ações realizadas por uma empresa, ou pessoa, pela internet, com objetivo de aumentar as vendas, e assim, criar autoridade para a sua marca. Confira estes 7 passos para aplicar agora!

Como fazer o marketing digital?

Não é difícil, desde que você siga esses 7 passos simples no seu negócio.

O que é marketing digital exemplos?

É uma série de estratégias aplicadas em qualquer negócio para crescer a marca e vender muito mais, por exemplo, veja esses 7 passos aqui.

Quem faz Marketing Digital?

Pode ser feito por uma agência, ou por você mesmo, basta ter noções destes 7 passos explicados aqui.

Conclusão sobre o marketing digital


Aplicando esses 7 passos em sua estratégia de marketing, conseguirá deixar seu conteúdo em evidência e trazer muito público para seu negócio e assim ganhar dinheiro com o marketing digital. Afinal, trabalhar em casa é muito gratificante.

Em suma, desejo que esse artigo tenha tirado todas suas dúvidas sobre o que é marketing digital e que possa aplicar essas estratégias corretamente em sua produção de conteúdo.

Entretanto, se ficou alguma dúvida ou queira fazer algum comentário, escreva no campo logo abaixo! Estou ansioso para te responder!

“Pessoas comuns só acreditam no possível. Pessoas extraordinárias não visualizam o que é possível ou provável, e sim o que é impossível. E, ao visualizar o impossível, elas começam a vê-lo como possível.”

Cherie Carter-Scott

Que Deus te abençoe sempre!
Roger Lessa

[Exclusivo] confira minha seleção exclusiva, de cursos de MKT! Porque fará toda diferença para você!

Tags: | | | | |

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

Entre no meu grupo VIP do Telegram Pra Baixar Este Livro Digital

BAIXE AQUI* Abra o link pelo o seu celular!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Telegram