4 Opções de Planejador de Palavras Chave Gratuitas para sua Produção de Conteúdo

Saber como usar um planejador de palavras chave corretamente, é a primeira coisa que todo produtor de conteúdo precisa aprender.

A escolha de palavras chaves relevantes dentro do nicho de mercado é fundamental para ter condições de receber visitas orgânicas do Google.

Antes de falar propriamente dito sobre planejador de palavras chave, é preciso saber a importância desses termos no seu conteúdo, e como usá-los para ter mais relevância nos mecanismos de busca. Vamos lá?

O que são palavras chave e porque você precisa delas no seu negócio?

Se você já fez um curso de marketing digital, com certeza passou pela aula onde ensina fazer busca de palavras chave.

Percebo que muitas pessoas ainda não entendem muito bem como isso funciona e porque é relevante.

A verdade é que se você produzir artigos, vídeos, postagens nas redes sociais sem marcar uma palavra chave corre o risco de ter seu conteúdo completamente ignorado, e isso não é bom.

Para entender melhor o que é palavra-chave, basta prestar atenção em como você mesmo faz buscas na internet.

Com certeza abre o Google e digita sua dúvida na caixa de buscas, não é mesmo?

Então, a palavra, ou frase que você digitou é uma palavra chave, ou seja, a forma que você utilizou para pesquisar sobre um determinado assunto.

Assim, temos palavras chave gerais do nicho, e palavras chave que designam buscas de assuntos mais específicos.

Por exemplo, no nicho de saúde, uma palavra chave geral do nicho é “comida saudável”.

Dentro desse mesmo nicho uma palavra chave de assunto mais específico seria “como fazer comida saudável para o dia a dia”.

E assim acontece com todos os nichos de mercado, e seja em qual for que você trabalhe precisará saber COMO o público faz pesquisas no Google.

Por que você precisa usar essas palavras chave em seu conteúdo?

Simples! Cada vez que você cria um artigo utilizando um termo que o público costuma usar quando faz uma pesquisa, tem chance de aparecer na primeira página do resultado das buscas do Google.

Sabe, quando você faz busca e aparecem aqueles resultados logo de cara?

Então! Esse é o local ideal para ter um artigo, vídeo, ou até mesmo uma postagem na rede social.

Quando você está bem posicionado começa a receber visitas das pessoas que estão pesquisando aquele termo, e o melhor, visitas gratuitas.

Principais tipos de palavras chave

Palavra chave

Quando você escreve um artigo para blog precisa tomar cuidado em deixa-lo otimizado para os mecanismos de busca, o famoso SEO.

Antigamente, bastava repetir algumas vezes a mesma palavra chave em alguns locais estratégicos e pronto, seu texto estava apto a aparecer no resultado das pesquisas.

Conforme o tempo foi passando, o Google foi atualizando seus algoritmos (os robôs de rastreamento), e com isso essa forma de otimização ficou muito mais complexa.

Hoje, os algoritmos estão muito sofisticados e conseguem ler os textos inteiros, não mais apenas os títulos e subtítulos.

Essa mudança fez com que a otimização de artigos ficasse um pouco mais trabalhosa, mas principalmente mais relevante e útil para o público.

O Google é um prestador de serviços e deseja que seus usuários tenham as melhores experiências.

É por isso, que hoje, mais do que nunca, ter um conteúdo realmente completo e relevante é fundamental para aparecer na primeira página das buscas.

Quando utilizar um planejador de palavras-chave para fazer pesquisa para produzir conteúdo, você precisará considerar:

Palavra-chave principal

É a expressão que tiver um maior número de buscas e que for relacionada diretamente com o assunto que irá abordar no texto/vídeo.

Essa palavra/expressão precisa aparecer de 0,5 a 1% do seu texto.

Ou seja, um texto com 1000 palavras precisa ter a palavra chave principal exata de 5 a 10 vezes pelo texto todo, incluindo título e subtítulos.

Essa é a expressão que você usará para monitorar se o seu texto está bem ranqueado, ou não, e isso é possível ver no Google Analytics.

Palavras chave secundárias

São variações da palavra chave principal que contém os termos dessa, mas em locais diferentes.

Por exemplo:

Sua palavra chave principal é: Como ganhar dinheiro na internet fazendo pesquisas.

Uma palavra chave secundária seria: Como ganhar dinheiro na internet.

Ter várias palavra chave secundárias espalhadas pelo texto (apenas se fizer sentido), ajudará a aumentar a relevância dele para o Google.

Palavras chave relacionadas

São as expressões que tem haver com o assunto que você está produzindo conteúdo, mas não necessariamente possuem termos da palavra chave principal.

Usando o exemplo acima, uma palavra chave relacionada seria: Ganhar dinheiro com pesquisas.

Para encontrar boas palavras chave relacionadas basta descer até o final da página de resultados do Google e ver os termos que também são usados para procurar aquele determinado assunto.

Palavras chave de cauda longa

Até bem pouco tempo atrás, as pessoas utilizavam as palavras chave de cauda longa porque seriam uma maneira de aparecer para buscas precisas.

Hoje, com o algoritmo distinguindo melhor os textos, as caudas longas são boas, pois aumentam a abrangência do conteúdo.

Utilizando o exemplo que usamos lá em cima: Como ganhar dinheiro na internet fazendo pesquisas.

Se alguém pesquisar exatamente essa expressão você terá chance de aparecer no resultado, mas se alguém pesquisar apenas “como ganhar dinheiro na internet”, seu texto também estará elegível.

Veja, hoje o algoritmo consegue fazer uma “correlação” das palavras utilizadas na pesquisa, com todos os termos semelhantes que existem, independente de estarem exatos, ou na mesma ordem.

Com isso, o usuário do Google acaba tendo mais variedade para escolher onde pesquisar pelo assunto que deseja.

É justamente para distinguir e ter ideias de expressões que é importante usar sempre um planejador de palavras chave.

4 opções de planejador de palavras chave gratuitos para usar agora mesmo

Agora que você entendeu sobre a importância das palavras-chave para seu negócio, mostrarei 4 opções de planejador de palavras chave para seu negócio.

1 – Google Keyword planner

Google Keyword Planner palavras-chave

Sem dúvida é o planejador mais conhecido e o mais utilizado pelos empreendedores digitais, principalmente por aqueles que anunciam no Google Ads.

Na verdade, esse planejador de palavras chave foi desenvolvido para os anunciantes, e por isso acaba não mostrando todas as opções de palavras, apenas as que seriam mais relevantes para quem anuncia.

Antigamente, qualquer pessoa podia ver todas as informações das palavras chave utilizando essa ferramenta, hoje para ver esses dados completos é preciso ter campanhas de anúncios rodando no Google.

Mas, mesmo com essa restrição, os resultados que aparecem são ótimos e já servem para coletar palavras chave para usar em artigos, vídeos e redes sociais.

Para usar o Google Keyword Planner é preciso ter uma conta no Google Ads, e isso você pode criar facilmente utilizando um e-mail do Google, o Gmail.

Depois de criar a conta é necessário cria uma campanha e ir seguindo as páginas, faça uma simulação de anúncio, apenas para poder ter acesso às informações.

No painel do Google Ads clique em “planejador de palavras chave” para começar sua pesquisa.

Complete os campos e vá seguindo até que surgirão os resultados.

Veja, que você não terá acesso à informação precisa de quantas pesquisas são feitas por mês daquela palavra, mas sim o resultado mostrado por intervalos como 100-1000.

Mesmo que não saiba esses números, utilizando a informação do intervalo já dá para escolher quais seriam as palavras chave mais relevantes para seu conteúdo (indicado escolher acima de 1000 buscas mensais).

Você pode exportar o resultado para um arquivo CSV e depois abrir com o Excell e fazer uma seleção das palavras que usará em seu conteúdo.

2 – Ubersuggest

Planejador de palavras-chaves Ubersuggest Neil Patel

É um planejador de palavras chave do Neil Patel, que pode ser usado gratuitamente e que dá informações valiosas como número de buscas, facilidade de ranqueamento e os 100 primeiros sites ranqueados para aquela expressão.

Você também pode analisar uma url (endereço de site) e ver a concorrência que ela apresenta para sua própria url.

Mas, no quesito palavras chave ele é bem completo e fornece muitas variações que você poderá usar dentro do seu conteúdo.

Para usar o Ubersuggest basta entrar no site e digitar a palavra chave que quer obter informações.

Não é necessário fazer um cadastro, mas quando ele é feito através do google dá acesso a um número maior de sugestões e outros tipos de análise.

A plataforma possui planos pagos que permitem fazer buscas ilimitadas e análises completas tanto de domínios como de palavras chave.

Na facilidade de ranqueamento, quanto menor o número, mais fácil é de ranquear aquela expressão.

Dê uma olhada nos sites que estão ranqueados para a palavra chave que você deseja, assim terá uma ideia do conteúdo que foi criado, e poderá fazer melhor para ranquear também.

Os resultados que são mostrados em qualquer ferramenta de palavra chave são oriundos do Google, então são confiáveis e muito precisos.

3 – Keyword Tool

Planejador de palavras-chaves Keyword Tool

É um planejador de palavras chave considerado como a melhor opção para substituir os resultados que o Google não mostra mais para quem não anuncia.

Aqui você também não precisa fazer cadastro, mas o resultado na versão gratuita é bem limitado, pois mostra apenas as expressões, sem nenhum número de pesquisas.

Para obter as informações completas é necessário assinar um plano.

Porém mesmo com essa limitação dá para pegar muitas (muitas mesmo) palavras chave relevantes e criar conteúdo para seu público.

Na versão paga é possível fazer análise competidores, ver o número exato de buscas mensais, o valor do CPC (para quem anuncia) e a facilidade de ranqueamento na SERP.

Uma coisa bem interessante do Keyword tool é que você consegue ver as palavras chave não só para o Google, mas também para:

  • YouTube,
  • Bing,
  • Amazon,
  • eBay,
  • Play Store,
  • Instagram e Twitter.

Assim, se você tem um produto físico para vender, pode pesquisar como ele é buscado nas plataformas de vendas.

E, se quiser criar um aplicativo pode ver as palavras chave relevantes para a Play Store.

4 – Answer the public

Answer the Public palavras-chave

É nossa última recomendação de planejador de palavras chave “quase” gratuito.

Na verdade, há algum tempo que as pesquisas gratuitas nessa ferramenta foram limitadas.

Agora você pode fazer apenas 5 pesquisas diárias, e é por isso que o mais correto é usar essa ferramenta para obter ideias de conteúdo e não as palavras chave em si.

Utilize um dos outros planejadores, pegue as palavras chave mais relevantes e que você vai mesmo usar, e só então, traga-as para o Answer the public.

Por que fazer isso?

A forma como a ferramenta mostra as buscas permite que você tenha uma visão ampla de como aquele assunto é buscado pelo público.

Entre no site Answer the Public, digite a palavra chave que deseja, informe o país e o idioma, e clique em pesquisar.

O resultado virá em forma de um gráfico cíclico que mostrará 3 elementos da palavra chave:

  1. Questões;
  2. preposições;
  3. comparações.

Com esses elementos você tem uma noção global de todo o contexto em que determinada palavra chave é pesquisada, podendo tirar ideias ilimitadas para produzir seu conteúdo.

Depois a ferramenta mostra toda a relação da palavra chave em ordem alfabética, ou seja, nenhum modo de pesquisa fica de fora, mesmo que não seja tão relevante para o que você deseja.

Por último, a ferramenta mostra um gráfico das expressões relacionadas com a palavra chave que você digitou.

Recomendo ler todos os gráficos e sugestões, porque podem mostrar ideias de palavras chave que você não havia considerado e permitir abordar o assunto de forma mais ampla e assertiva.

Pauta de conteúdo

escritora trabalhando

Depois de encontrar as expressões que deseja com o planejador de palavras chave, é hora de montar sua pauta de conteúdo.

Muitos blogueiros e empreendedores pulam essa etapa, e isso é um erro porque corre o risco de entregar conteúdo duplicado, ou deixar algum assunto sem cobertura.

É importante que, dentro do nicho que escolheu, você produza conteúdo que ajude as pessoas irem de um ponto A até o ponto B.

É para encontrar soluções que as pessoas pesquisam na internet, e se o seu blog fornecer as melhores dicas, com certeza, será compartilhado e com isso receberá mais relevância do Google.

Sua pauta precisa conter os assuntos que você vai falar, em uma ordem coerente, indo do assunto mais básico para o mais avançado.

É como um seriado, tem que ir do começo para o fim, sem pular nenhum capítulo, para não deixar o público sem alguma informação.

Lembre-se: Ter um conteúdo que ranqueia no Google é chance de ter mais cliques em suas ofertas e com isso fazer mais vendas e atrair mais público potencial para seu negócio.

Atualmente, o marketing de conteúdo é a estratégia mais eficaz para quem deseja vender como afiliado, produtor, ou comércio virtual/físico.

As pessoas também perguntam

Como usar o Planejador de palavras chave do Google?

Acesse sua conta do Google Ads com seu e-mail do Gmail, depois na parte superior, clique no ícone da engrenagem, vá em planejamento e você encontrará o planejador de palavras chave do Google.

Como funciona o planejador de palavras chave para SEO?

É a melhor forma de descobrir quais são as palavras chaves que o seu público alvo está pesquisando no Google, com essas keywords, você produz conteúdos sobre o tema para ajudá-los.

Qual é a ferramenta do Google que trabalha com palavras chave?

É o Google Keyword Planner. Veja como usá-lo aqui no post, no item 1 das quatro opções de ferramentas gratuitas.

Como saber quais são as palavras chaves?

Através das 4 ferramentas que mencionei aqui no post, digite o assunto do seu nicho nelas e descubra as palavras-chaves.

Conclusão

Desejo que esse artigo sobre planejador de palavras chave ajude você a encontrar melhores palavras para seu conteúdo, e que consiga se destacar nos mecanismos de busca.

“Conteúdo de mídia social relevante e uma venda bem feita são exatamente a mesma coisa — palavras simples direcionadas para se concentrar nas necessidades do leitor, ouvinte ou espectador.”

Brian Clark
eBook gatilhos mentais para vendas

Tags: | |

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

BAIXE DE GRAÇA ESTE EBOOK INCRÍVEL

Entre no meu grupo VIP do Telegram Pra Baixar Este Livro Digital

BAIXE AQUI* Abra o link pelo o seu celular!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Gostei muito do conteúdo de vocês, parabéns a equipe por trás desse belo material.

    Tenho certeza que deu muito trabalho, mas a recompensa pelo trabalho de vocês está ai, o reconhecimento, gratidão.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Telegram